Visão Geral sobre Alteração de Horário e Revalidação de Bilhete
Por que as alterações de horário ocorrem
Normalmente, as companhias aéreas alteram seus horários de voo por diversos motivos. Alguns motivos para alterações de horários incluem, entre outros:
- Demandas sazonais
- Alterações de horário de verão para o horário normal ou vice-versa
- Novas rotas
- Alterações em números de voo ou horários de operação
- Voos que não operam mais
A maioria das alterações de horário acontece fora do prazo de sete dias antes da viagem.
Processo de alteração de horário
Quando ocorrer uma alteração de horário, as agências de viagem receberão mensagens por cada PNR de agência afetada. A Delta envia o PNR da agência por meio do Delta Messenger para notificar o cliente, o PNR é atualizado e na maior parte dos casos o bilhete é revalidado. Uma observação OSI é adicionada ao PNR para que as agências vejam o status das notificações.
Atenção: Agências de viagens podem receber vários comunicados de alteração de horário. Não é necessário reemitir os bilhetes imediatamente após o aviso sobre a alteração de horário. As agências podem reemitir conforme considerarem necessário com base nos planos de viagem do cliente e nas práticas comerciais das próprias agências.
Bilhetes que são revalidados
Ao revalidar o bilhete, a Delta preserva o controle da agência sobre o bilhete. A agência saberá que o bilhete foi revalidado porque os dados da revalidação serão incluídos automaticamente quando a agência acessar o bilhete, desde que o GDS solicite a exibição para a Delta seguindo padrões comuns.
Os dados atualizados de voo, data, hora e classe de reserva, alterados em decorrência da revalidação, serão exibidos para os cupons afetados. Tais informações são dinâmicas (em tempo real), portanto, garantem que a agência obtenha a visualização mais atualizada do bilhete eletrônico. Assim, a agência saberá claramente que o bilhete foi atualizado e seu cliente estará pronto para o check-in, não havendo a necessidade de reemissão por parte da agência.
- O bilhete foi revalidado pela Delta quando o itinerário na reserva (PNR) e os dados do ETKT correspondem integralmente. A agência de viagens não precisará reemitir o bilhete. O passageiro está pronto para fazer o check-in.
- Caso o itinerário no PNR e os dados do ETKT não correspondam, a agência deve reemitir o bilhete utilizando o processo normal de alteração de horário (consulte informações sobre a diretriz abaixo).
Atenção: Pode ser necessário até 72 horas para que um bilhete seja revalidado assim que ocorrer uma alteração de horário. Caso o bilhete não tenha sido revalidado até 72 horas após a ocorrência da alteração de horário, os agentes de viagens devem reemitir o bilhete como even-exchange (sem diferença de valor) para garantir que o passageiro possa fazer o check-in.
Bilhetes que não são revalidados
Aproximadamente 20% de todas as alterações de horário não podem ser atualizadas utilizando a tecnologia automatizada de revalidação da Delta. Abaixo, apresentamos uma lista de situações nas quais a agência emissora original precisa atualizar o PNR, reemitir manualmente o bilhete e notificar o cliente sobre as alterações.
Atenção: Essa não é uma lista com todos os exemplos possíveis; ela serve apenas para ilustrar algumas das situações mais comuns nas quais a revalidação não ocorreria.
- Não existe uma opção de reacomodação reservada para o cliente (ex: trecho UN)
- Os tempos mínimos de conexão não estão de acordo com a rota alternativa
- Um itinerário que exija uma mudança no número de cupons de voo
- Quando não há e-ticket no PNR
- A nova opção de reacomodação acontecerá 48 horas após o voo anterior
- A alteração de voo resultou em uma perda de conexão, que exige a reacomodação do passageiro em outros voos, datas ou horários
- O itinerário mudou de um voo sem escalas para voos de conexão
- Os bilhetes estão emitidos no estoque de outra companhia aérea
- Os bilhetes contêm o espaço de outra companhia aérea
- O PNR contém um indicador “G” ou “C” no campo do nome
- O PNR contém SSRs [Requests for Special Services (Solicitações de Serviços Especiais)] selecionados (ex.: UMNR, PETC, MEDA)
Se a Delta não puder revalidar o bilhete, a agência de viagens precisará reemitir o bilhete manualmente.
Reacomodações que não são aceitáveis
Se o PNR de um cliente não tiver sido reacomodado ou a reacomodação fornecida pela Delta não for aceitável para o cliente, um agente de viagens poderá fornecer reacomodações alternativas usando as diretrizes da Política de Remarcação por Alteração de Horário para Agências de Viagens Parceiras.
Revalidação interline entre Delta e Virgin Atlantic
Um novo programa de revalidação interline foi ativado entre a Delta e a Virgin Atlantic (VS) e se aplica às transações de revalidação que ocorrerem a partir de 13 de novembro de 2019.
O programa de revalidação interline atualizará o registro do bilhete mestre no sistema de validação da companhia aérea, garantindo que o bilhete emitido pela agência de viagens agora corresponda ao itinerário para os cupons impactados, resultando em nenhuma reemissão necessária. Agentes de viagens podem verificar facilmente a atualização exibindo o Registro de Bilhete Eletrônico (Electronic Ticket Record, ETR) para garantir que ele corresponda ao itinerário no PNR.
Se o ETR não corresponder ao itinerário no PNR, as agências de viagem devem reemitir manualmente o bilhete.
- Para bilhetes DL 006 que incluem segmentos operados pela VS; se a VS revalidar o cupom operado pela VS, a mensagem de revalidação será enviada para a DL e o cupom da VS no bilhete DL 006 será atualizado para corresponder aos dados de revalidação enviados pela VS.
- Para bilhetes VS 932 que incluem segmentos operados pela DL; se a DL revalidar o cupom operado pela DL, a mensagem de revalidação será enviada para a VS e o cupom da DL no bilhete VS 932 será atualizado para corresponder aos dados de revalidação enviados pela DL.
Perguntas
Caso tenha outras dúvidas, entre em contato com o Suporte de Vendas Globais ou com a Central de Reservas Delta para obter auxílio.