Baterias
Dispositivos Auxiliares
A Delta permite que um cliente viaje com um equipamento auxiliar/equipamento de mobilidade que exija bateria, bem como as baterias sobressalentes para alimentar estes equipamentos. São permitidas como bagagem verificada baterias derramáveis (úmidas) e baterias não derramáveis (gel), desde que:
- A bateria deve estar bem presa ao equipamento auxiliar
- A bateria deve poder ser inspecionada visualmente para verificação de danos ou vazamentos
- Ao transportar baterias não derramáveis, os conectores devem ser soltos e isolados com fita para evitar curto-circuito
- Baterias em gel não precisam ser desconectadas desde que os terminais da bateria sejam isolados para evitar curto-circuito
- Exceção: uma bateria não derramável pode ser transportada sem ser desconectada se
- A bateria não derramável contida na cadeira de rodas estiver completamente fechada em uma caixa ou compartimento rígido que esteja integrada ao design da cadeira ou a outro dispositivo de mobilidade
- O formato da cadeira de rodas deve fornecer um meio eficaz de evitar sua ativação acidental, como:
- Desligar ou remover a chave
- Acionar uma chave de segurança
- Remover um eixo de acionamento
Atenção: Se o equipamento de mobilidade não puder ser transportado para dentro da aeronave em posição vertical, as baterias derramáveis deverão ser retiradas e embaladas em embalagem especial fornecida pela Delta. Se o dispositivo puder ser carregado na posição vertical, os terminais serão desconectados e isolados para evitar a ativação não intencional.
Aplicam-se restrições adicionais às baterias de íon de lítio e de metal de lítio . Veja as informações abaixo.
Baterias de íon lítio
- Os clientes estão autorizados a viajar com baterias de íon de lítio que contenham um máximo de 160 watt-hora por bateria.
- Baterias de íon de lítio que contenham mais de 160 watt-hora são proibidas em todas as aeronaves de passageiros.
- As baterias de íon de lítio instaladas em um dispositivo eletrônico pessoal podem ser transportadas como bagagem despachada ou bagagem de mão.
- As baterias de íon de lítio não instaladas em um dispositivo (sobressalentes) devem estar na bagagem de mão e não são permitidas mais do que duas (2) baterias sobressalentes entre 100 e 160 watt-hora.
Limites de quantidade para baterias de lítio:
Cada pessoa é limitada a um máximo de 20 baterias sobressalentes.
Para obter mais informações sobre mercadorias perigosas, visite as páginas Pack Safe da FAA e What Can I Bring (O que posso trazer) da TSA. Baterias de lítio danificadas, defeituosas ou recolhidas não devem ser transportadas como bagagem de mão ou despachada. Informações adicionais referentes a baterias de consumo e sistemas de bateria podem ser encontradas no site da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo.
Dispositivo de mobilidade alimentado por bateria de íon de lítio
O Departamento de Transportes (Department of Transportation, DOT) exige que a Delta permita que seus clientes viajem com dispositivos de mobilidade alimentados com bateria de íon de lítio dentro das restrições federais apresentadas abaixo.
- Para dispositivos de mobilidade alimentados por íon de lítio que possam ser desmontados e contenham uma bateria facilmente removível:
- Os clientes podem carregar uma bateria instalada e duas baterias avulsas.
- Cada bateria deve possuir menos de 300 watt-hora ou conter menos de 25 gramas de lítio, identificado na bateria.
- Para os dispositivos de mobilidade em que a bateria de lítio seja instalada como parte integrante do equipamento:
- O dispositivo deve ser carregado no compartimento de carga. Ele não contará no limite de bagagem do cliente e será transportada gratuitamente.
- O dispositivo deve ser desligado. Deve haver pelo menos uma forma de evitar ativação acidental.
- Não há limite de tamanho para baterias.
- O compartimento da bateria, se exposto ou acessível, deve oferecer proteção para a bateria.
Baterias de íon de lítio de reposição
Os clientes podem viajar com até três baterias de íon de lítio (uma instalada em um dispositivo eletrônico e duas avulsas). As baterias avulsas devem estar na bagagem de mão e não podem ser verificadas no portão.
Cada bateria deve ter até 160 watt-hora no máximo. As baterias de íon de lítio com capacidade para mais de 160 Watt-hora são proibidas em todas as aeronaves de passageiros.
Uma bateria de íon de lítio instalada em um dispositivo eletrônico pessoal pode ser transportada como bagagem despachada ou bagagem de mão.
Como transportar adequadamente baterias de lítio de reposição:
- Coloque as baterias sobressalentes em sua bagagem de mão.
- Mantenha as baterias sobressalentes na embalagem original para evitar a ativação acidental ou curto-circuito.
- Se a embalagem original não estiver disponível, isole os terminais das baterias de reposição evitando o contato com os demais metais e baterias.
- Coloque cada bateria em seu próprio estojo protetor, saco plástico ou pacote.
- Não permita que uma bateria solta entre em contato com objetos metálicos, como moedas, chaves ou joias.
- Coloque cada bateria em seu próprio estojo protetor, saco plástico ou pacote.
- Baterias de lítio soltas devem ter uma fita colocada ao redor dos contatos da bateria para isolar os terminais e prevenir um curto-circuito.
- Tome cuidado para prevenir esmagamento, perfuração ou demasiada pressão sobre a bateria, já que isso pode causar um curto-circuito interno, resultando em superaquecimento.
Para obter mais informações sobre mercadorias perigosas, visite as páginas Pack Safe da FAA e What Can I Bring (O que posso trazer) da TSA. Baterias de lítio danificadas, defeituosas ou recolhidas não devem ser transportadas como bagagem de mão ou despachada. Informações adicionais referentes a baterias de consumo e sistemas de bateria podem ser encontradas no site da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo.
Dispositivo de transporte pessoal de autoequilíbrio alimentado por bateria de lítio (hoverboards)
A Delta Air Lines não aceita dispositivos de transporte pessoal de autoequilíbrio alimentados por baterias de lítio (hoverboards). Esses itens são proibidos como bagagem de mão ou bagagem verificada em todos os voos da Delta Connection e da linha principal.
Baterias de metal de lítio
- Os clientes estão autorizados a viajar com baterias de metal de lítio que contenham um máximo de 2 gramas de lítio por bateria.
- Nenhuma bateria de metal de lítio contendo mais de 2 gramas de lítio poderá ser transportada em uma aeronave de passageiros.
- As baterias de metal de lítio instaladas em um dispositivo podem ser transportadas como bagagem verificada ou bagagem de mão.
- Baterias de metal de lítio não instaladas em um dispositivo (de reposição) são permitidas somente como bagagem de mão. Medidas de proteção devem ser tomadas para evitar um curto-circuito.
Para obter mais informações sobre mercadorias perigosas, visite as páginas Pack Safe da FAA e What Can I Bring (O que posso trazer) da TSA. Baterias de lítio danificadas, defeituosas ou recolhidas não devem ser transportadas como bagagem de mão ou despachada. Informações adicionais referentes a baterias de consumo e sistemas de bateria podem ser encontradas no site da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo.
Dispositivos eletrônicos portáteis (Portable Electronic Devices, PEDs)
Dispositivos contendo baterias de metal de lítio ou íon de lítio (laptops, smartphones, tablets etc.) devem ser transportados na bagagem de mão e não na bagagem despachada.
Quando isso não for possível: os dispositivos devem ser completamente desligados até a posição OFF (eles não devem ser deixados no modo de suspensão), protegidos contra ativação acidental e embalados para que estejam protegidos contra danos.
Cada pessoa é limitada a um máximo de 15 PEDs.
Baterias de lítio danificadas, defeituosas ou recolhidas não devem ser transportadas como bagagem de mão ou despachada. Informações adicionais sobre sistemas de baterias e baterias recuperadas podem ser encontradas no site da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo.
Bagagem inteligente
Desenvolvimentos recentes de bagagem inovadora com baterias de lítio integradas, comumente conhecidas como "bagagem inteligente", estão sendo comercializados e vendidos ao público viajante. Esses dispositivos incluem baterias de lítio integradas, motores, carregadores portáteis, GPS, GSM, Bluetooth, RFID ou tecnologia Wi-Fi. A presença das baterias de lítio pode violar vários requisitos regulatórios. Esses dispositivos exigem atenção cuidadosa, mesmo se permitido pelas regulamentações aplicáveis.
Exemplos de bagagem "smart" incluem recursos como:
- Bateria de íon de lítio e motor que permite o uso como dispositivo de transporte pessoal, seja como um patinete ou veículo para uso sentado. Esses dispositivos não atendem aos critérios de um dispositivo de mobilidade
- Carregador portátil com bateria de íon de lítio que permite carregar outros dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, tablets e laptops
- Dispositivos de rastreamento GPS com ou sem capacidade GSM
- Capacidade Bluetooth, RFID e Wi-Fi
- Etiquetas eletrônicas de bagagem
- Travas eletrônicas
- Bateria de íon de lítio, motor e dispositivo de rastreamento (GPS), permitindo que a mala opere sozinha e “siga” o proprietário
Restrições aplicáveis ao transporte dessa bagagem inteligente. Especificamente, que:
- As baterias de íon de lítio devem ter uma potência nominal de não mais que 100 Wh, a menos que o cliente tenha aprovação do operador, caso em que a bateria de lítio não deve ter uma classificação superior a 160 Wh
- Os clientes que despacharem uma mala inteligente com uma bateria de íon de lítio removível devem removê-la e levá-la com eles na cabine. Os clientes que estiverem levando uma mala inteligente contendo uma bateria de íon de lítio removível como bagagem de mão devem removê-la do antes de embarcar na aeronave. Depois de removida, a bateria pode ser colocada dentro da bagagem de mão. A bateria removível não precisa ser carregada separadamente da bagagem inteligente.
- Quando uma mala destinada a ser transportada na cabine for entregue no portão de embarque ou na aeronave para ser carregada no compartimento de carga, o cliente deve remover as baterias de íon de lítio antes. A bateria reserva/o carregador portátil deve ser transportado na cabine.